2.3.09

Com'Out


A revista mensal que primava pela diferença relativamente ao facto de o Amor ser todo igual (leia-se uma revista que fala de cultura e eventos sociais relativos não apenas a homossexuais, bissexuais, lésbicas,... mas desmistificando, igualmente, a comunidade LGBT, geralmente vista como pessoas anormais, sôfregos de sexo, diferentes dos outros, quando a inclinação sexual numa pessoa homossexual é tão natural como a heterossexualidade para os heterossexuais), acaba de informar a sua suspensão.

Dizem que "analisados os oito números da revista e apesar da qualidade reconhecida e apreciada pelo mercado, o quantitativo de leitores e anunciantes revelam-se insuficientes para a viabilidade do projecto. Os contactos com algumas das editoras europeias com revistas similares revelou que o contexto do mercado nacional não é um caso ímpar. O enfoque e o esforço da Joeli Publishing estão no lançamento de mais títulos em 2009, mas a Com’Out reaparecerá assim que o mercado estiver mais saudável".

Faço uma alusão à suspensão por tempo indeterminado desta revista, porque subscrevo o próprio comunicado da editora acima reproduzido. A qualidade substantiva e formal da revista era única e ímpar neste nicho de mercado que se queria para todos e não destinados a um segmento.

Confunde-se homossexualidade, bissexualidade e afins com pornografia física e mental, arraiais gay, efeminados, folclores e pessoas desajustadas, e muitas delas não se revêem em nada disto, tal como muitas pessoas homossexuais não se revêem nos outros que o são em si mesmos (homossexualidade internalizada), prescidem do casamento, ou antagonizam-se com os arraiais que dão aquele ar carnavalesco como as Gay prides um pouco por todo o mundo. Era precisamente aqui que a revista fazia a diferença. Tratava com dignidade um tema que era suposto ser "normal" mas que se diz fracturante. E isso era uma mais valia e mesmo uma fonte de conhecimento para se perceber que afinal um homossexual é, antes de mais uma pessoa. E que não é a inclinação sexual, a cor partidária, ou o clube futebolístico que revelam da idoneidade, inteligência ou valor de uma pessoa.