1.3.09

O Bom Samaritano


Além da fome, o Zimbabwe depara-se com uma epidemia de cólera que, desde Agosto, já matou quase quatro mil doentes e infectou cerca de 80 mil pessoas. Os serviços de saúde, totalmente em colapso, não estão a conseguir conter a doença. A taxa de desemprego supera os 90% e há superinflação de 231 milhões por cento. Apesar de tudo isto, Robert Mugabe comemorou os seus 85 anos com um bolo de 85 kg, e segundo o The Herald, 80 vacas, 70 cabras e 12 porcos foram abatidos para o banquete. A lista de compras da festa incluía também oito mil lagostas, 100 quilos de gambas e 4 mil doses de caviar. Estava ainda previsto a confecção de três mil patos. Para o caso de o bolo não ser suficiente, tinham também sido encomendadas 8 mil caixas de chocolate.. Tudo foi regado com duas mil garrafas de champanhe.

Para primar ainda mais, o sobrinho do ditador, Patrick Zhuwawo, um dos organizadores da festa, disse apenas isto: "O país pode estar com problemas, mas precisamos de ter um dia para honrar os sacrifícios que o presidente fez por este país"...

Acham que vou comentar? Claro que não... Apenas subscrever as palavras de um veterano analista politico e crítico de Mugabe à Reuters: "este tipo de celebração, no meio do sofrimento de tanta gente, é obsceno e sinal de uma liderança insensivel".