27.6.09

DO POST ANTERIOR

Fiquei muitíssimo impressionado com as vossas palavras relativas ao post anterior, que acredito sinceras e agradeço tanto elogio. É um facto que falo pouco do meu quotidiano, mas costumo falar de mim de outra forma :)

Previ responder individualmente mas faço antes um agradecimento geral pela representação de um "painel humano" que se identifica com a verticalidade dos valores, mas também com a Simplicidade, o valor da Amizade e a Humildade.

Muito obrigado a tod@s. Sinto que devo postar mais sobre interstícios meus, do meu daily life, é uma espécie de tácito pedido vosso, mas também não sou exactamente do tipo de pessoa que embora legitimamente, usa o blog para coisas como "hoje parti uma unha" ou "fiquei três horas à espera de ser atendido no médico" ou "está sol vou aproveitar para fumar um cigarro" e recebem 500 comentários por isso. Espero não melindrar ninguém, mas se tal acontecer, as minhas antecipadas desculpas por isso.

Comemora-se agora o twitter no seu 3º aniversario. Eu penso o contrário. Não é a informação em súmula e em catadupa que interessa no ramerrão diário. É do tempo interior que necessitamos, com conversas que nos interpelem, com vídeos mais longos de musica e imagens, sem ser tudo em que cada post faz com que o anterior fique automaticamente desactualizado.

Antes os diários serviam de catarse e eram sempre pessoais e com chavinhas e tudo. Hoje são na versão blog, com pérolas interessantes como as que mencionei acima ou "o que acham deste relógio?", "Comi um Haggen Dazz" ou "Sinto frio"... Não haveria twitter que valesse. E, contudo, lá vão 500 comentários, lídimos, obviamente, mas que deixam a pensar, quando ainda por cima tanta gente nem se conhece sequer pessoalmente e os blogues não têm identificação fotográfica da pessoa, o que leva a uma maior abertura para o bem e para o mal. A maledicência corre melhor.

Bem, lá estou eu nas minhas reflexões. Se coisa que gosto é a Partilha, e ver o que cada um diz do seu sentir em cada dia, é bom, é partilha, mas há partilhas e partilhas, sem detrimento nenhum de se poder falar de coisas simples e leves como "encontrei um amigo de longa data, pusemos a escrita em dia, foi gratificante etc"... Já remete para algo mais consistente se se desenvolver o que aconteceu nesse encontro, por exemplo, do que "engasguei-me ao pequeno almoço". Ponto final. Fim de post.

Obrigado, pois, por tanto elogio. Se sou merecedor, sabem que não faço elogios grátis, que sou mais simples do que talvez devesse, que perdoo com a mesma facilidade com que me sinto eventualmente melindrado ou sensibilizado, e que tenho a noção de que não temos aqui morada permanente. Não vale a pena gastar o hiato de tempo que temos em minudências que nada acrescentam ao Ser Humano, que pode desenvolver valores éticos e morais, professá-los e vivê-los com alegria, simplicidade e humildade, numa dádiva constante de amor universal.

Aprecio o humor. Amando-me para o chão a rir com o que me faz rir mesmo, mas embora considere o registo do sarcasmo e da subtil ironia como produto da inteligência, nem por isso me revejo nele. Gosto mais da brincadeira solta, leve, despreconceituosa, amiga, sem acidez nem sarcasmo que facilmente pode desembocar em atritos nas ténues fronteiras das relações humanas.

E por aqui me fico, antes que adormeçam a ler-me. Sabem, sempre tive dificuldade em fazer sinopses. Sou demasiado analítico. É um terrível defeito meu.
Abraços e beijinhos mil e muito obrigado por me terem eleito merecedor de tanta admiração, carinho, amizade e respeito. Sinceramente.
Com SIMPLICIDADE e a amizade que me é possível por este meio

Daniel Lobinho
(e venham lá as propostas de férias) :)