11.7.09

O SONHO MAIOR

Os sonhos são espaços eventualmente atingíveis, doces e paladares que depois também perdem a intensidade do gosto. Sonhar é manter viva a alma, e tentar realizar a obra. Mas que obra? Física? Terrena? Material? De nada valem todos os sonhos tornados realidade se pelo meio e como suporte, não houver logo a Partilha íntima da alma, em indizíveis contornos de entrega silenciosa ou gritantemente feliz!

O Amor é o sonho maior, pelo que todos os outros decorrem deste na eficácia e no êxito. Ser um grande pintor ou esculpir a pedra como se fosse a própria natureza, compor melodias que nem os pássaros entoam, ou escrever a alma sem que ela tenha vida própria, é tornar realidade um sonho vão, porque está por natureza amputado da sua essência: a Partilha e a Entrega!

De nada vale tornar em ouro como Midas tudo o que tocamos, porque se torna depois impossível de fruir e partilhar. Mas se houver espaço para a loucura do Amor (quantos não se esquadrinham em vidas muito arrumadinhas, racionalizando o próprio amor?), então tudo o resto é cesto de papéis. Tudo o resto é lixo. Não falo de um amor cego e egoísta, mas do próprio Graal, que só se manifesta se estivermos muito atentos, e ainda assim, podemos reconhecer os sinais mas não termos os meios. É que ele necessita de duas pessoas, que se têm de conhecer sem se atropelar, mas também sem grandes delongas que a Partilha não se compadece de tal desperdício.

Amor que também se manifesta com outras faces. O amor universal, oblativo, da entrega, da amizade pura e desinteressada. E então, num abraço de coração que não conhece sexo, nem idade, culto ou geografia, a vida ganha forma e cor, e todos os sonhos se manifestam, não como algo a alcançar, mas simplesmente como o que um dia decorrerá de circunstancialismos que não nos cabe determinar no amor romântico. O "outro", o oblativo e universal, deveria ser instantâneo e gratuito, porque de que valemos sem a partilha, não estendendo aos outros o que nos foi dado gratuitamente à nascença? É que do domínio da vida apenas temos o passado e uma parte do presente!

O sonho maior é o amor. Porque só temos uma vida, ainda que tenhamos mais do que um amor.