28.9.09

* SILÊNCIO E SOLIDÃO *



Vejo muito esta expressão: "gosto da solidão". Silêncio e solidão são coisas diferentes. No suporte social o que conta não é o tangível. Uma pessoa pode ter com quem verdadeiramente contar, falar, desabafar, amigos, colegas, gente de família que pode dar algum tipo de suporte emocional, mas estes suportes têm expressões diferentes de pessoa para pessoa. Há quem todos os fins de semana saia com um grupo de amigos e há quem goste de se encontrar com um único amigo e ir passear, ou conversar sobre politica, e esta percepção de se estar ou não só, varia de pessoa para pessoa. Pode ter-se uma família grande e sentirmo-nos sós. A percepção da solidão é uma elaboração pessoal. Há pessoas que gostam de ir ao cinema sozinhas, por exemplo, e que estão bem, mas há outras que sofrem por não ter ninguém com quem ir ao cinema. A solidão não é um atributo da comunidade, é uma percepção pessoal. Gostar de estar sozinho e solidão são coisas diferentes. E não estou a falar dos que estão na Second Life e têm uma vida social riquíssima no computador.

As pessoas sofrem muito com a solidão, sobretudo quando pensam que estão sós porque ninguém gosta delas, porque não prestam para nada, com sentimentos de autodesvalorização. Mas também há quem tenha os sentimentos de sobrevalorização, o que vai dar no mesmo só que com outro rosto. São pessoas solitárias por defeito de ego, mesmo que o não percebam a nível do consciente.

Se as pessoas estiverem mal consigo próprias (nem desvalorização nem sobrevalorizaçao, o que implica auto-estima por um lado e humildade por outro) então sentem-se sós: não por não terem outros, mas porque não se têm a si próprias.

***

Nota: Do post anterior, tenho de abrir a excepção num agradecimento público por tanto testemunho e gesto de amizade. Era apenas eu a falar de mim, mas alguns comentários deixaram-me comovido às lágrimas. Esses, guardo-os nos tesouros do meu coração. :)