2.12.09

DEZEMBRO

A Ana e o Gonçalo decidiram ofertar-me um selinho/desafio. O do Gonçalo podem tirá-lo aqui, e o da Ana aqui, responder e passar aos vossos amigos.

Passo-os a todos, (Gonçalo, passo-te o da Ana; Ana, passo-te o do Gonçalo) com estes obrigatórios: Susana (Terra de Encanto); Susana (Wake up little Susie); Luis Gonçalves Ferreira, AnAndrade, Karochinha, Elio-Filomena, Sad Tear, Myosotis, Korrosiva, mf, Gato do Castelo, Arco Íris e Clips de Vidro. Mas mesmo sem o nome aqui colocado, os desafios vão para todos porque seria impossível nomear-vos.

Queria também agradecer as tocantes palavras relativas ao post anterior "De Profundis". Nem que seja um "olá" foi já gratificante para mim recebê-lo, mas sem demérito de literalmente ninguém, enfatizaria as palavras da querida Ailime, Malu, Graça Pereira, Eli, Teresa Santos, Natália e Elio-Filomena. Registam bem o coração e as entrelinhas. Obrigado por isso. Não sei o que pensam os que me lêem de raramente responder aos comentários, mas se preferirem respostas, como geralmente todos os bloguistas dão, digam e eu passarei a dá-las. Não o faço muito porque a minha opinião ficou registada no post em si, e a menos que seja para esclarecer algo geralmente deixo ecoar quem comenta. Mas se independentemente disso preferirem ver comentários, digam.

Ainda relativamente ao post do jantar, talvez pelo carácter amigo e intimista que teve, foi de facto algo extraordinário dado que, não apenas se conheceram um pouco melhor os participantes, como porque agora os blogues revestem-se de outra particularidade: muito menos virtuais. Valeu por todos os outros que venham a acontecer, uma vez que sou mais dado a encontros pessoais do que colectivos. Insistem, todavia, para que escreva sobre cada um, e é só por isso que volto ao tema. Direi que houve um Lobinho que guarda para o blog o que tem de mais íntimo e sensível (em grupo é complicado), tal como a Eli que é uma força de alma; um Gonçalo irrepetível cujo maior dom é a Amizade, qual menino inocente que sorri a vida e flui com naturalidade o seu sentir (basta ler o blog ou a resposta do seu desafio acima ); uma Nathalie que transborda, mais do que delicadeza, leveza e graciosidade; uma Fatucha que é um diamante humano tal a transparência e o conseguir fazer equivaler com uma precisão raras, aquilo que é o blog e ela mesma; um Nando e um Jorge que são um mimo de pessoas; uma Tânia cuja disponibilidade e simpatia contagiam, e até um Alexandre e um Afonso que escondidos em si mesmos, hão-de ter mais que contar.


E começou Dezembro. Esquecemos sempre que quem faz anos é o tal Menino Jesus do presépio e não a ostensiva mundanice de compras e entrega de prendas à ultima hora. Pode haver melhor prenda do que um coração disponível 24h por dia, durante um ano inteiro? Li uma vez esta belíssima definição de amizade: "Amigo é aquele que podemos acordar às 4h da manhã".

As prendas adocicam, são gestos de amizade e partilha, mas jamais, jamais conseguirão compensar os buracos de alma deixados, os afectos por dar, as ajudas também materiais e efectivas. Há tanta gente a morrer de solidão... e de fome. Pensem nisto. Porque tanta forma de ajudar aqueles que distantes dos luxos natalícios de uma sociedade consumista, ficariam contentes com um brinquedo podre e partido, uma fatia de bolo meia bolorenta, ou um simples beijinho ou abraço independentemente do sexo (esqueçam o sexo nos beijos e abraços, por amor de Deus). E também ao nosso lado, anonimamente, ou nem tanto. Levem isto muito a sério. É que só o amor tem força para transformar.