29.6.10

EXUPERY NO LIMIAR DA PERFEIÇÃO


Antoine de Saint Exupery, o autor de "O Principezinho", faria hoje 110 anos. Dessa pequena bíblia da sensibilidade humana na partilha do essencial, retenho duas partes:

"Foi o tempo que perdeste com a rosa que tornou a rosa tao importante para ti"   e  "Eu nao preciso de ti e tu nao precisas de mim. Mas se tu me cativas nos precisaremos um do outro".

De Saint Exupery, guardei a oração que ele escreveu para a mulher, Consuelo, entretanto viúva, para ela dizer todas as noites. Sintam a nobreza de alma e porque a escreveu...


"Senhor,
Não vos canseis muito. Não vale a pena. Fazei-me simplesmente como sou. Pareço vaidosa nas coisas pequenas mas sou humilde nas grandes. Pareço egoísta nas coisas pequenas, mas nas grandes sou capaz de dar tudo, até a vida. Pareço muitas vezes impura nas coisas pequenas, mas só sou feliz na pureza.

Senhor,
Faze-me sempre semelhante àquela que o meu marido sabe ler em mim.
Senhor, salva o meu marido, pois ele ama-me verdadeiramente e eu ficaria muito órfã sem ele; mas fazei, Senhor, que ele morra antes de mim, porque ele tem aquele ar de muito sólido mas sente uma grande angústia quando já não me ouve fazer barulho em casa.

Senhor,
Poupai-o principalmente à angústia. Fazei que eu faça sempre barulho em casa, ainda que de vez em quando tenha de partir alguma coisa. Ajudai-me a ser fiel e a não ver os que ele despreza ou que o detestam. Isso causa-lhe infelicidade, porque ele fez em mim a sua vida. Protegei, Senhor, a nossa casa.

Vossa Consuelo.
Amén".