8.12.11

08 DEZEMBRO: CINCO VÍDEOS


Este Toccata e Fuga de Bach em Adagio, está muitíssimo bem conseguido também ao nível da visualização. Parece um filme 3D que partilho. É importante elevarmos também o espírito e sossegar o mundo...



O Dia da Mãe era antes celebrado a 08 de Dezembro. Há 365 anos, D. João IV proclamava Nossa Senhora da Conceição - que é o feriado de 08 de Dezembro que hoje gozamos - padroeira de Portugal. A Universidade de Coimbra associou-se a essa proclamação, pelo que a partir de então ninguém podia obter um grau académico sem antes prestar juramento. Também no momento da coroação os reis deixaram de colocar a coroa na cabeça, porque Ela era Rainha de Portugal. Luis Peças é um cantor lírico português de renome internacional que aqui vemos no Mosteiro de Alcobaça, localidade de onde é originário e onde, no verão, oferece estas pérolas.


 

 
E sem Ave Marias de Gounot ou Schubert, Cecilia prima aqui por uma maviosidade vocal e musical que apraz registar neste dia da Imaculada Conceição. Incrivelmente doce.





Mas também a 08 de Dezembro Jim Morrison fazia anos. Este Adagio poemado e declamado por si, é uma homenagem a este nome ímpar, e faz parte do álbum póstumo "An American Prayer", uma pérola imperdível!





Finalmente, também a 08 de Dezembro nascia e morria Florbela Espanca. Este video é apenas um trailler do que vem aí em Janeiro de 2012, um biopic que se passa em apenas 4 dias da vida da protagonista porque se tornaram uma obsessão. "Quando eu morrer, procura-me no mar" - escreveu ela...