27.1.12

O MAIOR PECADO É O DESAMOR

Há alturas em que os ombros se nos cansam, em que o peso se torna demasiado pesado para se levar sorrisos nos lábios, em que o vento nos arrebata e fustiga uma e outra vez, desencantando a pedra mármore lapidar que nos movia. Não morremos sem antes estar mortos pelo menos uma vez, mas da alma macerada e da vida retorcida, precisamos mais de adormecer cansados mesmo sem um ombro, do que tornar definitivo o fim para os que o pensam. E tentar encontrar paz no que existe e alegria no que se tem, é a simplicidade da felicidade. O Amor fará o seu caminho, o da entrega e da gratuidade, se formos dignos dele em generosidade e paciência. Porque há solidões disfarçadas, mansões desabitadas, cruzes que se carregam sem ninguém imaginar.  

A música eleva o espírito, e outras formas de arte também. Era para deixar aqui um ou dois poemas, mas hoje nenhum poema me saciaria partilhar. Opto por dois filmes, relembrando o "Clube dos Poetas Mortos" três posts atrás. O que gostaria de partilhar hoje são os excertos de  "Thelma & Louise" - ponto máximo da cumplicidade e entrega - (como não tem incorporação permitida terão de ir pelo link no final), e outro filme de Antonia Bird "O Padre" já de há uns anos mas agora em saldos na Fnac onde o encontrei.

Na cena que fica abaixo, o padre (que dá nome ao filme) está sozinho sem dar a comunhão, porque ninguém a quer receber das mãos dele. Recusam-lhe o "pecado" e não o acham digno sequer de celebrar a Missa. Mas há duas mulheres que atravessam a fila e vão ter com ele que está sem ninguém, para receber a comunhão. A rapariga que vemos comungar das mãos dele quando todos se negaram, tem também uma história embora não com ele, mas que os faz dar este abraço de desabafo como quem se desfalece no colo que não tem. É o soçobrar de conflitos interiores e tantos momentos intensos em dúvidas e solidão, ainda que por vezes partilhada, como quem se esgotou de tanta indiferença e desamor.


Filme intimista e denso mas não dramático. Profundamente humano. E inteligentemente bem feito. A densidade psicológica do filme fez-me revê-lo por pormenores subtis. E, tal no como Clube dos Poetas Mortos e no Thelma & Louise, é com estes pedaços que vos deixo, onde o Homem se encontra crucificado e nessa cruz se liberta.