29.2.12

...WHAT ABOUT NOW?...




A intensidade do presente revela-se de particular importância quando há muito se vive hipotecado no futuro, almejando mais e melhor, mundos idílicos e sonhos que tantas vezes não acontecem. Existe um consentido abandono no presente que começa logo em criança. Que queres ser quando fores grande? E que, quando já adolescente, se pergunta mais a sério: tens namorad@? E depois, quando casas, e depois de casado quando vem um nené, e depois do filho, quando vem outro? e depois de outro, quando é avô/avó? e assim sucessivamente fazendo com que cada etapa valha nada e colocando sempre no futuro o real interesse (que, obviamente é fictício e não passa de curiosidade).

No dia a dia, no presente de cada um, deve valorizar-se o que somos, o que temos, como amigos, família, trabalho..! E, todavia, descartamos sempre para um futuro mais ou menos próximo, a plenitude de qualquer coisa, no status, na pessoa, no poder, no que quer que seja. Isto é, demitimo-nos de viver cada dia com maior intensidade, de sermos em plenitude a cada dia, a cada instante, a cada agora, e não remeter para amanhã (que quase sempre não chega a acontecer como sonhado) o que podemos já fazer hoje! Um ideal é isso mesmo: algo inalcançável, de uma perfeição tal que não se obtém. É por isso que a melhor definição de felicidade é aquela em que vivemos e sentimos o momento, o agora (que pode ser mais eterno ou menos eterno, como dizia o Coelho na Alice dos País das Maravilhas). A ideia de uma felicidade próxima ou distante, mais como fruto de sonhos do que propriamente de real concretização, por um lado desresponsabiliza-nos (pensamos nós) e por outro relega para uma suposta melhor altura aquilo que queremos ser e fazer. Ora isto só pode ter a ver com as condições ideais, mas cada dia gera em si a condição ideal correspondente que tem de ser agarrada, percebida, interiorizada, sob pena de vivermos sempre emprestados ao mundo e à vida, aguardando o tal momento que nunca chegará, pelo menos da forma como foi idealizado!

É hoje, aqui e agora, pelo uso de tudo o que somos, que nos devemos manifestar, realizar e ser. E o mundo seria com certeza bem melhor, se das intenções se passasse à efectivação prática da amizade, da inteligência emocional, da simpatia, da entreajuda, dos valores universais do bem, e até as depressões seriam muito mais debeladas porque havia o abraço, uma descontrução do anonimato, uma partilha digna de pessoa, e não de um ser amorfo e distante metido nos seus pensamentos.

Quando chegar uma idade maior, é nesse outono de vida que vamos buscar as lembranças, não de ontem,  mas de toda uma vida. E tê-lo-á sido? Como justificaremos a vida? Claro que nessas idades continua a dar-se muito, mas já não se vai a tempo de atalhar aos 30 e deixar a sua marca, o seu alcance de entreajuda mesmo que apenas psicológica e moral. Eu não sei o que vai ser de mim. De resto, confesso, nunca soube. Uma espécie de viver naífe, proporcionalmente inverso ao futuro que hipotecamos. Dou-me por inteiro, sou por inteiro. Recebo admiração, carinho, amizade e inveja. Muita. Mas se cada um é o seu próprio potencial de felicidade, porque invejar? Colocar em cada dia toda a sua presença, sorrindo, sendo, amando, deixando para os chateados da vida as recriminações de que está sempre tudo mal (mesmo quando está) e para outros tantos, que só descansam quando vêem o outro aparentemente deitado abaixo, numa traída confissão de que estão dependentes do valor dos outros para se darem a si importância.

Aquela frase que diz que devemos fazer tudo como se o amanhã não existisse, não é de forma alguma populismo ou despeciendo. É já a mão da vida a avisar diacronicamente que somos melhores e nos realizamos mais se o fizermos a cada dia, a cada momento, e não em intermináveis planos que nunca se concretizarão nesse êxtase e idílio com que é sonhado. Dois, três ou quatro grandes projectos para o futuro, (para uns será o curso, o carro, constituir família, uma diferenciação profissional, para outros será outra coisa) e pouco mais, porque os outros projectos são compagináveis no presente, neste tempo, no agora, mas de tão habituados a termos de ser sempre tristes e cinzentos, e porque o totoloto não nos sai, pendura-se ali numa prateleira de pendentes as gratificações emocionais que, afinal, podemos ter já! Adiar a dita felicidade para pequenos sonhos, fazendo deles a gaiola do-que-não-se-é  e/ou  do-que-há-de-vir-a-ser, é resvalar para a existência aquilo que, obrigatoriamente, tem de ser vivido. Caso contrário, damos por nós sem património próprio e em luta contínua quando, olhando para trás, não virmos as pegadas na areia...

Deixo um poema que sempre gostei muito, e ilustra de alguma forma a falta de atenção que temos connosco mesmos, nos momentos que não fazemos de relaxamento, de silêncio e de interioridade numa sociedade onde o redutor passou a ser o essencial, e o poema diz assim:

"Em nenhuma esquina do teu bairro
encontrarás o domingo da tua infância,
povoado de pássaros e melodias.
Hoje, és um ser penetrado de ruídos
e em redor da tua angústia
desfilam máquinas estranhas e a multidão de rostos que não conheces"...