28.10.14

M A I S L O N G E



"Mais Longe" é um livro de artigos de opinião, crónicas e reflexões, apresentado este domingo na casa de Santa Maria, em Cascais. Um público agradecimento a todos os presentes, até porque um livro não se faz todos os dias e o momento é, também, de partilha e gratidão.
 
A capacidade de nos focarmos no essencial, de sabermos que, como diz o provérbio, "quem corre sozinho chega mais rápido, mas quem corre acompanhado chega mais longe", ou que "o melhor vinha não interessa para nada se a sede for de água", aliado a alguns breves considerandos sobre inteligência emocional, foram algumas das reflexões que deixei na apresentação que contou com a interpretação lírica do amigo Daniel Morais em "Porquoi me reveiller" (da ópera "Werther" de Massenet, curiosamente agora em exibição no S. Carlos), e sem nunca esquecer, porém, e parafraseando Florbela Espanca, que de nada vale a pequena ou grande erudição, se não houver amor pela verdade.
 
 - Tenho imensos amigos.
 - Tens? Consegues ligar a algum às 4 da manhã?
 
Deixo esta reflexão parafraseada de Marlen Dietrich e que partilhei há dias na rede social facebook, e que, de alguma forma, pode resumir, mesmo que toscamente, o denominador comum de alguns dos textos apresentados.
 
Obrigado também a todos os que me têm parabenizado e mostrado interesse. O sucesso só se faz com os amigos...