24.6.17

QUANDO AS CHAMAS ARDEM...

Faz hoje uma semana e anda tudo a sacudir a água do capote. Por este andar as 64 vítimas mortais são uma invenção. É a forma menos inteligente de assumir as culpas. Desde as falhas do SIRESP durante 14h e dos meios alternativos, ao encaminhamento de pessoas para o local errado, a recusa de auxílio de bombeiros espanhóis, bombeiros parados mais de 12h a aguardar ordens, total descoordenação, sete incêndios entre Abril e Maio em Pedrogão Grande sem que servisse de exemplo (seis deles a três km de Escalos Fundeiros onde se deu também o ponto de origem deste incêndio que matou 64 pessoas), ignorar as condições atmosféricas em alerta amarelo há dias, tudo funcionou pior que mal!
 
A incompetência é tanta, que para se saber se um avião Canadair tinha caído, levou-se quase duas horas, e talvez tenha de ser o primeiro ministro espanhol a assumir as culpas.
 
Aquilo que fica é a impunidade e irresponsabilidade, porque não são precisas comissões técnicas independentes para se apurar o óbvio, sem prejuízo do aprofundamento sério que qualquer tragédia exige, restando agradecer aos bombeiros o serviço sempre omnipresente e também por vezes com a vida, como também, infelizmente, aconteceu. O resto será sempre política num mundo de sacudir o capote...