13.8.18

DO SENTIDO DA FORÇA


Inculcámos em nós esta convicção do mais, de que podemos sempre mais, da eficácia e da força, do ser mais e ter mais, da competição tácita, do tempo ocupado! Muitos workshops e coaching são centrados nessa vertente de auto realização, mas não há qualidade de vida nem de tempo sempre que o ramerrão nos escraviza em baratas tontas que já nem sabem que o são, nem a realização pessoal se faz sozinha. Um homem deixado numa ilha solitária com todas as mordomias ao seu dispor, depressa esgotava a sua verdade existencial!!


Os cursos quando bem centrados na inteligência emocional ou na programação neurolinguística, são uma ferramenta poderosa e muito útil; o problema é quando descambam ou indirectamente transmitem a falsa ideia de que tudo podemos sozinhos, bastando conhecer as ferramentas... Não pode haver maior engano e há pessoas que acabam por julgar que se bastarão a si próprias...


Aquela ideia de que temos de ir sempre além de nós, é falsa. Como tão bem diz Carl Jung (outro grande nome da psicologia e que foi colaborador de Freud): "Na verdade não existe algo como dever-ir-além-de-si-mesmo. Por isso não aconselharia ninguém a querer ir além de si mesmo. Além disso, esta expressão também é falsa; não se pode ir além de si mesmo, mas apenas avançar mais para dentro de si mesmo!"


O caminho é sempre o da interioridade. Endeusar o ego e acreditar que nos realizamos sozinhos, é robotizarmos o que somos numa das maiores falácias de vida! Somos vítimas de nós mesmos sempre que não sabemos respirar a alma. E viciosamente encontramos argumentos e desculpas para o nosso próprio vazio!