31.7.22

DIA INTERNACIONAL DA AMIZADE


Celebrou-se ontem, dia 30, o Dia Internacional da Amizade! (*).

E a Amizade é todo um tratado.

Como escrevia Saint-Exupéry:

"eu não preciso
de ti, e tu não precisas de mim,
mas se tu me cativas,nós precisaremos um do outro!"

Gosto de quem sofre. Porque está a sofrer. De quem abre o coração e lhe entra uma flecha. Porque a confiança foi traída. De quem acredita e é destituído. Porque entrou no desencanto. De quem investe e sai perdido, porque precisa de voltar a acreditar. Porque é aqui que ainda devem entrar mais os Amigos!
Gosto de amigos simples e sensíveis. Gosto dos amigos reais e dos virtuais, dos amigos que nos amam.
Gosto dos desconhecidos que quase se tornam instantaneamente amigos, quando neles intuímos a sincera simplicidade da entrega, como se os tivéssemos conhecido desde sempre.
Basta que destapemos o crédito social, a vergonha ou as defesas exageradas, na atenção e no encontro, que tantas vezes abortamos à nascença, mas com vontade de os ter.
Gosto dos que cometem loucuras e riem connosco! Dos que o são de verdade e não por conveniência. Dos que dão tudo e não olham às hipocrisias do socialmente correcto.
Dos que com lágrimas vencem a dureza da rocha, e dão um murro à lamentação, sem desrespeitar a mágoa que precisa de ser curada.
Gosto dos que efusivamente abraçam, mesmo que os outros achem um desrespeito. O que interessa é que o abraço seja sentido, com os dois braços, e não uma cortesia momentânea.
Dos que estão presentes antes de chamar. Dos que mostram a sua dor porque também me ajudam a mostrar a minha.
Porque os amigos, os amigos de verdade, mesmo os que não precisam do tempo para se ter intimidade e empatia, seguram connosco a condição humana de sermos em plenitude na alegria e no encanto, no sofrimento e na dor.
E é por isso que é tão importante esse amor universal da amizade...
Não são os grandes eventos e jantaradas, onde o sentido colectivo fala outra linguagem, que define sólidas amizades; antes, o gesto presente nos dias comuns e anónimos, de presença na ausência, de sorriso e partilha, de silêncio e palavras!
O quotidiano, carece tão mais de gestos simples e amigos, do que longos momentos em que todos brindam, para depois todos voltarem a ficar sós.
É aí, no dia a dia, que se revela em toda a sua verdade, porque é nos gestos efectivos que o amor (se) transforma. Caso contrário, seremos meros reagentes a acenos de amizade...


(*) 30 de Julho é o dia oficialmente instituído pela ONU, embora no Brasil seja comemorado no dia 20, e o próprio Facebook tenha instituído o dia 04 de Fevereiro por ser o dia da sua criação, mas é hoje a data oficial.