23.3.09

O ANCIÃO


Diz um conto que havia um ancião que passava os dias sentado junto ao poço na entrada da povoação. Um dia, chegou um rapaz e perguntou-lhe "Nunca estive por aqui; como são os habitantes desta cidade"? e o ancião respondeu-lhe: "Como são os habitantes da cidade de onde vens?". E o jovem respondeu: "Egoistas e maus, por isso fiquei feliz de ter saido de lá". E o ancião respondeu-lhe que os habitantes daquela cidade também eram assim.

Pouco depois chegou outro rapaz que perguntou ao ancião como eram as pessoas daquela cidade, e este devolveu a pergunta: "Como eram os da tua?", ao que o jovem respondeu: "Eram bons, generosos, hospitaleiros, honestos e trabalhadores. Tinha tão bons amigos que me custou muito separar-me deles". E o ancião respondeu-lhe: "Os habitantes desta cidade também são assim".

Um homem que estava por perto e que ouvira a conversa, perguntou: "Porque respondeste assim a estas duas pessoas?"

"Repare" - disse o ancião. "Cada pessoa é o que é o seu coração. Quem nada encontrou de bom no seu passado, também nao encontrará aqui. Ao contrário, aquele que tinha bons amigos na cidade, também os encontrará aqui".

As pessoas reflectem-se a si mesmas e só encontram o que esperam encontrar.