13.5.09

E TU? ACREDITAS?

Dialogar sobre Deus não é fácil. Sobre Maria, Nossa Senhora, como queiram chamar, não é fácil. Mas quem não interiorizar de que algo aconteceu a 13 de Maio de 1917 na Cova da Iria como se fosse uma invenção, é um iliterato histórico. Como poderiam três crianças saber da Rússia, da Guerra Mundial, das palavras que Maria lhes dizia, de não se amedrontarem com o azeite a ferver ameaçado com a polícia de então e o governador de Ourém, até darem a vida pela Mensagem? Porque haviam de dormir com cordéis atados ao corpo para fazerem sacrifícios (como tanta gente hoje faz andando de joelhos em Fátima sendo que os padres recomendam vivamente que o não façam; que ajudem quem conhecem que necessitem, que reze, etc., que isso já é oração e uma forma de cumprir as promessas, mas as pessoas fazem má cara aos bispos e padres e dizem que a fé é delas.

Os três pastorinhos todos mortos, com a morte natural da Irmã Lúcia três anos, numa das aparições foi-lhes dito que não usassem o cinto, as cordas, mas antes rezassem, e rezassem muito.

E o episódio da cadeia, onde foram colocados temporariamente, e todos os reclusos da época, apesar de num momento primeiro se terem mostrado indiferentes e gozões, acabaram por se ajoelhar quando os viram a rezar ajoelhados com uma imagem pendurada num prego da cela.

E se ainda assim tiverem dúvidas, como desacreditar os jornalistas do jornal "O Século" (equivalente hoje ao Diário de Noticias e ao Jornal de Noticias, que presenciaram a chamada dança do Sol, sendo que nesse 13 de Outubro chovia torrencialmente, e de um minuto para o outro, após a aparição, a terra ficou como nos desertos, seca e enrugada, com frestas de secura de um sol imenso. Ninguém viu Nossa Senhora, nem Francisco a chegou a ver, mas via-a Lúcia, que com tanta descrença lhe pediu que fizesse um milagre para que acreditassem neles. E como poderiam eles saber que naquele dia àquela hora Nossa Senhora apareceria, e todos seriam testemunhas, centenhas de pessoas idas de todos os cantos de Portugal, assistir àquele momento?

Dialogar sobre Deus não é fácil. Sobre Nossa Senhora (embora não seja dogma de fé na Igreja Católica tal como não é o Santo Sudário, mas que são venerados) também não. Extrema-se as relações. De um lado os crentes, convencidos da Fé a querer converter o mundo. Do outro lado, os descrentes, sempre cheios de razões para atacar quem não vê com os seus "óculos".

Entretanto, Deus ainda é. Nossa Senhora também.

Até já