22.3.10

RETALHOS DE HOJE

Tenho estado ausente. Mas é preciso também. São imperativos pessoais e da vida. O que é bom. Como dizia nuns posts atrás, não devemos emprestar a nossa vida e os nossos recursos apenas à net ou a realidades virtuais. Tal como penso que um carro serve para nos servir e não nós ao carro, penso igualmente que a net existe para nos servir e não nós à net. Ajuda, promove conhecimentos e diferentes pontos de vista, mas temos de ter sempre o cuidado em não estender para além do razoável uma legitimação que nem às pessoas ditas reais concedemos. E eu estou à vontade para falar disto porque venho muito aqui. Disto isto, vou de seguir visitar alguns cantos, embora esteja sempre presente na intenção. O que é completamente verdade. Por vezes tenho muito para dizer, outras vezes não tenho nada (também é importante viver), mas por isso mesmo só escrevo quando me suscita interesse ou pertinência. Como hoje.

Escrevi há dias sobre a educação como responsável primeiro pelo bullying. Existe agora uma norma da ministra e outras propostas de lei que visam conceder maior autoridade aos professores, nomeadamente nas faltas injustificadas, na expulsão da sala de aula, etc. Eu penso que o problema é ter sido retirada a autoridade. Ponto final. Se sabemos que estamos numa sociedade mais complexa, tal não pode significar a normalidade dos ataques gratuitos, verbais e corporais de alunos aos professores. Querem uma sociedade civilizada? Eduquem-na. E nao me refiro a castigos físicos.

Também os candidatos à presidência do PSD andam a dar que falar. Gosto da postura de Castanheira Barros, mas talvez demasiado civilizado e algo ingénuo considerando o cínico circo da politica. Gosto de Aguiar Branco, mas demasiado complacente na sua análise inteligente dos factos. Entre Rangel e Passos Coelho, tenho uma dúvida, e embora não seja votante nem filiado em qualquer partido, talvez votasse em Rangel pela afirmação ainda que por vezes meio deslocada, ou melhor, politicamente incorrecta, dos acontecimentos momentâneos. É inteligente, sagaz e sobretudo verdadeiro. O que é uma raridade em politica. De Passos Coelho e apesar dos convites que recebo no facebook (outro local virtual de mera passagem), retenho sobretudo a sua defesa pela destituição de Pinto Monteiro que, obviamente por motivos directos e indirectos peca politicamente no encapotado encobrimento dos actos de Sócrates que, desculpem-me dizê-lo, não consigo entender como tantos socialistas e afins advogam o seu bom nome depois de tanto caso mal explicado, de tanto Freeport, autoritarismo nos media, etc. (Balsemao elencou bem os supostos dez passos para acabar com a liberdade da comunicação através do controle directo e indirecto dos media, desde grupos económicos como OnGoing, Pt, até aos jornais e televisão, sem falar na Lusa).

Apetece-me o mar. O cheiro a brisa e a verde. O azul entrecortado pelo marulhar das ondas, pelas gaivotas nas encostas, pelo Sol ténue e plácido. Apetece-me o verde de Monserrat, de cordilheiras onde plátanos e olmos e fetos e chorões e silvas e nenúfares aquosos em lagos espontâneos espraiados pela sombra de árvores milenares me alimentem a vida... até ser Páscoa.


Nota: Agradeço os dois belíssimos selinhos que entretanto recebi e que, oportunamente colocarei. Entretanto,o blogue O Sabor da Palavra está a promover um segundo encontro de bloguistas, no Porto, próximo sábado. Não vou. Não por ser no Porto, obviamente, mas porque devemos saber dizer Nao com a mesma naturalidade com que dizemos Sim. Mas fui ao primeiro e primou pela familiaridade gerada, até talvez pelo facto de o grupo ser pequeno. O que gosto porque estamos mais perto uns dos outros.  Todavia, quem quiser ir, basta dize-lo no post do Gonçalo. Lembro também que pessoalmente gosto muito da ideia lançada e concretizada pelo Luis Ferreira do blogue Suor de Um Rosto, que já vários concretizaram incluindo eu, e que nada mais é do que fazer um post manuscrito.  Avisem para eu colocar também aqui e... escrevam :) Ah... e muito importante: Obrigado por estarem aí.