11.5.17

PORQUE NÃO LÚCIA?

 
Perguntam-se algumas pessoas porque são Jacinta e Francisco canonizados e Lúcia não. Ora para a Igreja declarar um milagre, é preciso que a cura tenha sido rápida, total e duradoura. Que tenha ocorrido sem explicação e num contexto de fé e oração, neste caso por intercessão dos dois pastorinhos. Só depois se dá início ao inquérito, constitui-se um tribunal canónico e elencam-se as testemunhas. Depois de tudo coligido, o caso é apresentado à Igreja, vai a sete médicos e depois... a uma comissão de teólogos e aos cardeais, que no final decretam (ou não) ter sido milagre.
 
Ora o milagre atribuído aos pastorinhos que leva agora à canonização (já tinham sido beatificados em 1999 por um primeiro milagre) foi reconhecido em 23 de março passado, e diz respeito a uma criança brasileira, que na altura tinha seis anos. A criança estava na casa do avô a brincar com a irmã, quando caiu por acidente de uma janela de cerca de sete metros de altura, sofrendo um grave traumatismo crânio-encefálico, com a perda de material cerebral.
 
Levada ao hospital em coma, foi operada. Caso sobrevivesse, viveria em estado vegetativo ou, no máximo, com graves deficiências cognitivas, segundo as informações dos médicos aos pais nesse mesmo dia.
Milagrosamente, após três dias, a criança recebeu alta, não sendo constatado nenhum dano neurológico ou cognitivo.
 
Em 2 de fevereiro de 2007, uma equipa médica deu parecer positivo unânime sobre o caso, como "cura inexplicável do ponto de vista científico". Na altura do acidente, o pai da criança tinha invocado Nossa Senhora de Fátima e os dois pastorinhos e na mesma noite, os familiares e uma comunidade de irmãs de clausura tinham rezado com insistência, pedindo a intercessão dos dois pastorinhos de Fátima. Os pais estarão presentes na cerimónia, e julgo que a criança não, por questões de segurança.
 
É por isto que acontecerá no próximo dia 13 a canonizaçao dos dois pastorinhos mais novos, Jacinta e Francisco.