20.3.18

DIA INTERNACIONAL DA FELICIDADE

Comemora-se hoje o Dia Internacional da Felicidade, mas embora o dinheiro dê muito jeito, não é nele que a felicidade reside. Confunde-se com dinheiro, mas felicidade é outra coisa! É fazer uma festa a um cão, é ter o rosto estampado de alegria, é abraçar o Outro, é sentir que somos amados, é ter o coração cheio de esperança, é ver o nascer do sol, secar uma lágrima, rirmos loucamente inocentes, ajudar o Outro, partilhar... 

Para quem ache que é poesia, vamos a alguns dados científicos: uma pessoa, que por. ex. tenha um índice de felicidade de 45, e que por força de algum euromilhões passe para 90, ao fim de três ou seis meses tende a voltar ao 45; da mesma maneira, uma pessoa com um índice muito baixo, por força de alguma doença, desemprego, desamor, etc., ao fim de outro tanto tempo, tende a voltar ao seu índice médio. 

Isto acontece porque não estamos constantemente com descargas de serotonina ou dopamina responsáveis pela sensação de bem-estar e prazer, e precisamente porque não se costuma viver no limite, necessariamente voltamos à nossa média. 

É sempre na autenticidade que reside o núcleo da felicidade. E geralmente a felicidade é-nos propiciada por tudo aquilo que é gratuito, as melhores coisas são sempre insusceptiveis de avaliação pecuniária, e é por isso que não se pode dizer que os ricos são pessoas extremamente felizes: porque a felicidade não se compra, e aquilo que o dinheiro proporciona é apenas conforto!

Muitos há que trabalham e lutam pelo sucesso, mas esquecem-se de que este é apenas uma componente da felicidade, essa que se encontra sempre na presença, na partilha e no amor...