3.3.19

ESSÊNCIA E VERDADE


Freud diz que "é impossível eliminar os nossos sintomas todos sem perder juntamente com eles, aquilo que representa a nossa maneira de ser, aquilo que nos aproxima da obra de arte e nos afasta de sermos mera cópia de um original previamente definido, higienizado, polido e considerado normal." 
 
De facto, se é verdade que nos precisamos de desconstruir diariamente, isso também não pode significar uma negação àquilo que é a nossa essência, seja ela qual for! Nunca gostei do so...cialmente correcto, das pessoas perfeitas ou altamente seguras, descontando já o que tudo isso tem do seu oposto.

Tal como uma mente conservadora inibe o desenvolvimento, a ideia de nos travestirmos socialmente para uma imagem de invencibilidade, inibe a própria personalidade que fica refém de si mesma, em artificialidade e vazio. Os sinais práticos costumam ser a soberba intelectual, a arrogância, mas também aparentes simpatias que escondem acidez.

Freud tem razão. No fundo, crescer não é negarmo-nos, mas integrar o que somos com a perfeição possível... sem por isso deixarmos de ser nós...