2.4.19

DO AUTISMO


O verdadeiro autismo (cujo dia mundial da consciencialização para este problema se celebra hoje), não é o distúrbio neurológico que compromete a interacção social, a comunicação e induz o comportamento restritivo e repetitivo.
O verdadeiro autismo é quando nos agarramos a crenças mentais onde, faltando autocrítica e humildade, passamos a tornar real aquilo que apenas achamos que é.

Por vezes existem feridas emocionais, dores que marcaram profundamente, mas é a nós que cabe o trabalho de não fazer pagar o outro pelo que nos aconteceu a nós, por mais doloroso que fosse, e com as cicatrizes na alma mas também com a consciência de que se não fizermos luz sobre nós mesmos, tentando perceber onde está a realidade e não aquilo que penso que ela é, se não tivermos lucidez e discernimento, inteligência emocional e humildade, cometeremos injustiças contra os outros, fechamo-nos ainda mais em nós, saindo todos magoados, mas o ego corre livre e feliz como um selvagem que não sabe que o é... impedindo-nos de crescer!

Ser autista, é sempre que nos recusamos mudar, cometendo imperfeições e injustiças, sob pena de um dia o barco afundar, queixando-nos recorrentemente porque é que fazemos tanto esforço a remar e o barco não sai do mesmo sítio. É porque, autismo, é quando a pedra que está do outro lado do barco impedindo-nos a avançar, somos nós...