27.1.09

Bullying Homofóbico

A rede ex aequo (associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais, transgéneros e simpatizantes) enviou à Ministra da Educação, o relatório bianual do Observatório de Educação LGBT, organismo criado com vista a reportar situações de discriminação respeitantes a orientação sexual e identidade de género bem como ocorrências de veiculação de informação incorrecta, preconceituosa e atentatória dos direitos humanos e da dignidade das pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transgéneras, que tenham ocorrido em estabelecimentos escolares em Portugal.

O último relatório apresenta os resultados de 92 formulários recebidos entre Outubro de 2006 e Outubro de 2008, de jovens a partir dos 15 anos a adultos na casa dos 30 a 40 anos, na sua maioria alunos, mas também de professores e funcionários. Mais de metade das queixas recebidas são oriundas dos grandes centros urbanos.
Isabel, foi uma das alunas que denunciou o caso de homofobia aos 16 anos através desta instituição, dado que o Conselho Executivo da Escola nada fez (a aluna era cercada por colegas e agredida sem que ninguém fizesse nada, continuando as ameaças físicas e psicológicas noutros anos lectivos mesmo tendo mudado de escola, apesar de mais atenuadas), e hoje com 18 anos vê o Tribunal dar-lhe razão.
A instituição mencionada refere que os resultados vão ao encontro de estudos feitos por todo o Mundo, não podem ser ignorados e demonstram as consequências da ausência de uma educação para o respeito e para a promoção da dignidade das pessoas LGBT nos currículos, nas salas de aula, no espaço escolar e em geral, falando também do bullying homofóbico. E concretiza sintomas: "isolamento, baixa auto-estima e agressividade contra terceiros, chegando, em alguns casos, a ocorrer auto-mutilação e tentativa de suicídio. A adaptação e a integração das vítimas no ambiente escolar é difícil e há mesmo seis jovens que indicam abandono do sistema educativo devido à discriminação sofrida".


Noutra altura poderei escrever aqui sobre homossexualidade (masculina e feminina - a que vulgarmente se dá o nome de gay e lésbica, respectivamente), mas para já importa reflectir que os próprios jovens nas escolas portugueses, devendo ser mais abertos, mais despreconceituosos, mais tolerantes, solidários e inovadores, são afinal muito mais conservadores do que os seus próprios avós, realidade constatada por imensos professores e por mim mesmo, nas escolas portuguesas quando se lida com eles directa ou indirectamente, e não me refiro apenas ao caso concreto da homofobia.
Os jovens que supostamente deviam ser de mente arejada numa sociedade de ipods e computorização, são afinal tão antiquados e agressivos porquê?
Uma pergunta pertinente que os professores em geral debatem, tal como eu.