10.10.19

DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL

Celebra-se hoje, 10 de Outubro, o Dia Mundial da Saúde Mental, e quando se fala sobre a gestão do stress, costuma dizer-se que não é o peso absoluto de uma coisa que conta, mas o tempo que a seguramos! Quanto mais tempo seguramos um objecto, mais pesado ficará, i.e., quanto mais tempo nos preocupamos, maior será o fardo! E não necessariamente do peso, mas da exagerada importância que damos a algumas pessoas e situações, tantas vezes na simples ânsia de as querer resolver.

Outro ponto extremamente importante quanto à saúde mental, tantas vezes decorrente de uma boa gestão emocional, são os sentimentos. Os sentimentos não são bons nem maus. Dizem-nos apenas o que se está a passar connosco: são sinais, alertas. A gestão emocional também passa por aqui: aprender a viver afectivamente bem consigo mesmo, e sempre que recusamos a emoção e o sentir, estamos a bloquear afectos e aprendizagens, a capacidade de sermos mais pessoas, mais humanos, mais nós, estamos a entrar no caminho fácil de não nos querermos conhecer! A questão não é deixar de sentir, mas saber o que fazer com aquilo que sentimos.

Um sentido autocrítico, o simplesmente ser, a capacidade do riso (não é por acaso que muitas empresas mesmo entre nós têm workshops do riso e começam logo de manhã com sessões de meia hora), a doação (através do amor, da amizade, da entreajuda e da partilha), a capacidade de relevar e esperar, a noção de que nem tudo depende de nós, etc., são tudo fonte de higiene mental, neste dia que lembra a sua incontornável importância, a começar nos bloqueios afectivos autoimpostos mesmo sem sempre o consciencializarmos…

A saúde mental requer a higiene que nem sempre temos, reféns que somos de crenças e perspectivas que tomamos como absolutamente certas só porque achamos que sim! Sem ferramentas tão simples como a humildade e a autocrítica, forjamos a realidade e dizemos que é ela que nos engana, precisamente porque no jogo de espelhos onde só nos queremos ver como super homens, está estampada a limitação que recusamos...