28.4.22

DIA MUNDIAL DO SORRISO

 


Embora tecnicamente o dia mundial do sorriso se celebre nas primeiras sexta feiras de Outubro, passou também a celebrar-se no dia de hoje, 28 de Abril, por se ter divulgado na Internet a ideia de que o dia era hoje.

Ora, o sorriso, é como que um irmão da simplicidade, porque abraça, suaviza e comunga. Um sorriso é tão poderoso, que pode salvar vidas, e muitas vezes substitui, com maior eficácia, as próprias palavras.
Charles Dickens tem uma expressão fabulosa ao dizer que "ninguém pode achar que falhou a sua missão neste mundo, se aliviou o fardo de outra pessoa." E por vezes basta um sorriso, mesmo que não saibamos o efeito que provocou no outro.
Precisamos de lembrar de que só valemos pelo que somos e não pelo que temos.
A paz é aquela que se consegue no meio da luta, e os sorrisos são um encorajamento de alma, um vitamínico (anónimo) para a prossecução da caminhada.
É sempre na doação de nós mesmos que a vida acontece, não nos austeros perfis ou pomposas atitudes que assumimos em exageradas defesas de comunicação... Quando coloco uma foto minha de perfil em que não esteja a sorrir e o ar seja mais sisudo, costumam dizer-me que "falta o sorriso". E é verdade que ele me caracteriza.
Mas é necessário que as pessoas entendam que por detrás de um sorriso, ainda que genuínos (e os meus são sempre), não está necessariamente uma pessoa feliz, mas faz a sua parte. Pessoas perfeitas só existem no photoshop da alma.
Mas porque hei-de colocar um ar austero, como que a fazer valer medalhas ou títulos, mais crédito social? É uma fantasia que ilude o ego e não o Eu. Existe uma vaidade encapotada na afirmação do distanciamento interior.
O sorriso é potente, reconforta, alivia e cura.
Como diz a frase "um sorriso teu e está tudo bem". O "teu" pode e deve ser também de um anónimo, e felizmente que isso acontece muito.
🙂
O sorriso
é só outra forma de abraçar...