25.1.09

Astros ou o Ano do Boi




Escreve Sofia Barrocas citando os astrólogos que Urano e Saturno vão estar em oposição durante todo o ano de 2009, para dizer que quem acredita na influência dos astros na vida dos homens tem pelo menos uma grande vantagem em relação aos outros: um bode expiatório para os males que afligem o mundo em geral e as nossas vidas em particular.

É de certeza reconfortante pensar que toda esta crise é resultado de uma conjunção planetária, mas o facto é que não podemos ficar sentados à espera de que passe e que outros planetas tomem o lugar destes. Temos de ser nós a criar as nossas próprias conjugações planetárias, a fazer a nossa astrologia, a elaborar o nosso horóscopo, a transformar a nossa vida e a dos outros, a melhorar este plano em que vivemos. Com astros ou sem eles, temos de ser capazes de entender as novas realidades em que se tornaram antigos problemas.

E acrescento: ano do boi ou do macaco, de Urano ou Neptuno, da cobra ou da lagartixa, o ano faz-se de dias, e os dias são feitos (também) por nós.

O resto é achar piada às diferenças e dizer que o pai natal ou fadas e duendes - infelizmente - não existem...