5.4.09

JÁ PARTILHASTE HOJE? ;)

Um livro que em português ficou "Que se lixe" e me pareceu de alguma importância.
Tenho de voltar a rever o índice e algumas passagens para saber se não é psicologia barata (Psicologia é uma das minhas paixões; conheço bem o assunto ;)
Com a Maria, minha sobrinha e afilhada, no Estoril.
Somos inseparáveis e cúmplices :)

No Pão de Açúcar (não gosto de dizer Jumbo).

Um dia esquecemos as informáticas e tecnologias
e vamos todos jogar um Monopólio, boa?


À pergunta/passatempo da semana: "Que escritor famoso afirmou que "apesar de dolorosa, a actual crise económica mundial irá fazer com que a Humanidade reencontre valores perdidos, como o amor e a beleza da vida"?, 60% votou em Paulo Coelho, 21% em John Maxwell Coetzee e 17% em José Saramago. De facto, a resposta certa foi a ganhadora, i.e, Paulo Coelho. Também não estava muito a ver o rezingão José Saramago a dizer isso ;) Paulo Coelho é muito esotérico e vende bem, mas tirando "As Valquirias" nao gosto muito.

Para esta semana temos nova pergunta aí ao lado ;)

Ainda sobre o Prémio que instituí "Prémio Sair das Palavras", gostei muito das palavras que muitos escreveram, nomeadamente discorrendo sobre o significado do mesmo, o que representa para cada um "Sair das Palavras", e como tal o acolheram nos seus blogues e o passaram a outros tantos. Quem ainda o não fez, pode copiar o selo, colocá-lo no blogue ou num post e oferece-lo a quem quiser, avisando os destinatários do mesmo. Mas fui presenteado com outro prémio, "Dardos 2009" pelo James do Minha Literatura Agora, que estando já também colocado aqui ao lado na barra direita, poderão igualmente enriquecer os vossos blogues copiando-o e colocando-o nas vossas páginas, como um prémio que ofereço a todos sem distinção. Se me estão a ler, é já uma honra.

Os comentários relativos aos dois clips do preconceito (um sobre o racismo e outro sobre homossexualidade), são também reveladores de que, felizmente, concordam comigo que é racismo e preconceito tudo o que seja diferente de nós. Ciganos, pessoas de cor, com orientação sexual que não escolheu, etc... Como dizia eu num antigo post, quando comecei três meses esta aventura nos blogues, qualquer dia estamos com a Internet numa mão e a pedra lascada da ignorância noutra.

Quero ainda manifestar quanto tem sido bom saber do tímido mas firme propósito que muitos vão tendo em colocar fotos suas. Como sabem farto-me de apelar a uma web menos digital e mais humanizada, e isso pode passar pelos rostos e/ou fotos do quotidiano de quem os escreve.

Num blogue vi apontamentos de faculdade fotografados com o PC e o que mais estava na altura; noutro vi o lanche de amigas com amigas, noutro vejo a preparação para o casamento de uma amiga com as roupas e peças que vai comprando e postando, noutros os rostos dos próprios, bem de frente, em close-up, faciais, de corpo inteiro, no dia a dia, não como quem se pavoneia, mas como quem apenas mostra mais um pouco de si. Somos corpo. Não somos só alma. Por isso eu dizia noutro post que somos corpos animados. E nessa senda, para continuar a fomentar que o façam, coloco mais fotos incluindo uma foto com a minha sobrinha Maria (a quem ternamente chamo Milkinha; eu sou o Pipinho eh eh) da mesma maneira que no outro dia postei algumas da colecção das naves do Star Wars. Coisas do dia a dia como a mesa onde escrevemos, o quarto, um passeio na rua, uma festa com amigos, whatever, são (também) pedaços de nós. Elogio aqui em particular (e desculpem-me todos os outros) o JSP do Sitio Peludo, que se atirou para a cama e se fotografou, sem cuidar se estava a cara ou arrumado para a foto, chegando-se a ver pormenores do quarto, como a pópria cama e até a mesinha de cabeceira, o que acho de uma grande partilha, e é a Partilha, assim com P maiúsculo que me move. E tant@s outr@s de forma diferente como o Karlytus, a Sad Tear, a Ana Alves, Lusoboy, Teresa, o José Horta... e o Henrik que colocou um vídeo a tocar piano por duas vezes (embora neste caso não tenha sido movido apenas pelo meu repto mas porque muitas pessoas lhe tinham pedido o mesmo - e que bem que toca), e olhem, nomes e blogues que agora teria de ir repescar e seria difícil.

Pessoalmente sinto-me muito gratificado por saber que escrevo e comento blogues de pessoas com rosto e que por isso se mostram mais ou menos em actividades quotidianas, respeitando embora, obviamente, todos os outros que o não façam, encontrando no blogue uma reserva de si sem querer ir mais longe. Mas a quem me escreveu num dos comentários que não punha por se achar feio@, bem, por amor de Deus, não está em causa um concurso de beleza; tão só a pessoa que está do outro lado.

Entretanto mudei o nome de Daniel Silva para Lobinho. Daniel Silva é o meu nome verdadeiro e continua no blogue, mas quando virem Lobinho nos comentários, já sabem que sou eu. Tenho um e.mail que é lobinho-sagrado muito tempo. Tinha um poster no meu quarto com um lobinho da National Geograhic, muito fofinho (sim, eu sou daqueles seres que adoram ursinhos, e coisinhas fofas, lol... pensem o que quiserem...) e na altura escrevi lobinho-sagrado porque não era um lobinho qualquer; era eu que me identificava naquela doçura;) E como fico sempre com a ideia de que me julgam um intelectual, um self made man, ou se calhar coisas piores, quando não passo de um ser extremamente frágil (bota frágil nisso) - mas as defesas propostas pelo inconsciente são tão maiores quanto maior é a nossa vulnerabilidade, o que explica se calhar a minha forma de responder mas não a substância em si - mudei para um nome como eu: docinho:) Mas a substância não muda. Não mesmo. É apenas uma forma de dizer que se existem posts com os quais estou em desacordo tento argumentar com elevação e gosto que façam o mesmo comigo.

Não temos de estar todos de acordo em tudo, mas é também isso que enriquece o nosso crescimento (e está-se sempre a aprender): ouvirmos as opiniões alheias, respeitá-las e eventualmente integrá-las no nosso prisma mental de como vemos as coisas, as pessoas, as situações e o mundo. É o caso de temas chamados fracturantes na sociedade e tudo aquilo que cada um de nós considera para si pertinente, e por isso escreve sobre isso nos seus blogues. Ainda que discordemos do que lemos, é importante ouvir, postar, responder (ou não) e aprender também com os outros. Só assim nos enriquecemos. caso contrário seremos meras pessoas que fazem blogues e trocam galhardetes com outros blogues, outros ao ponto de os tornar abertos apenas a convidados, etc etc etc. Tenho para mim que o velho chavão da discussão nasce a luz, é muito mais importante, porque o que fica é a amizade.

Obrigado a tanta gente por ser minha amiga. O número de seguidores públicos aumentou o que me deixa uma maior responsabilidade. Mas como sou o mesmo, penso que nada mudará... para o bem e para mal. O que não invalida que digam o que quiserem, claro. Sou open minded e receptivo :) Espero ter amigos - ainda que virtuais, ou nem tanto - também assim :) Das diferenças de opinião saudáveis nasce o enriquecimento e o fortalecimento da Amizade; do desejar mal ao outro, nasce o rancor, a inimizade e cedo se transforma em ódio. Só quem é verdadeiramente livre, ama. Mas também as más línguas levam outros a desacreditar terceiros. Sei que estou pouco tempo neste meio virtual, mas espero, pelo exemplo que timidamente vou dando, de desafios, fotos, o sentir... que sejamos abertos, simples e naturais. Por mim, é o que tento. E quero acreditar que não havendo motivos para as pessoas falarem mal umas das outras porque nem sequer se conhecem, ainda que se possam vir a conhecer, devemos ser muito criteriosos na gestão dos blogs que lemos, e sobretudo cautelosos com o que vamos lendo, pois tanto se podem estar a trocar galhardetes como a encapotadamente fazer indirectas. Deus nos livre dos maus juízos ou da arrogância da supremacia. E se algum dia alguém errar, tenha a humildade de pedir desculpa, directa ou indirectamente, mas não faça disso uma vitória ruidosa que escandaliza a verdadeira intenção do perdão... se é que errou. Ainda conheço pouca gente, mas já vou tendo mais seguidores que, tal como referia, me deixam maior responsabilidade; no entanto, quem não deve não teme, por isso a minha responsabilidade é a mesma... embora com uma força eventualmente maior.
Dos elogios faça-se o mesmo. Nao gosto de elogiar gratuitamente, mas nao vejo porque me coibir de comentar quando gosto do que leio. E gostaria de uma blogosfera mais humanizada... é tudo tao hermetico, tau cauteloso, tao absolutos em si... Por favor dêem-se mais... Por mim, é o que tento :)
Posto isto, fica um grande abraço, um grande beijinho e tudo o que quiserem, e vamos continuar o fado da nossa existência que, se quisermos, se transformará em vida.

Até já :)