14.1.10

PRÉMIO LOBINHO



Fez então ontem um ano que entrei na blogosfera e cujas impressões deixei no anterior post. Tenho andado arredado do meu e dos vossos blogues por motivos de ordem vária que me consomem muito do meu tempo, mas como nunca deixo de ver os mails pessoais, e vir à web embora não necessariamente à blogosfera (os comentários e e-mails são lidos no tlm por vezes antes de os ver aqui, sim, Pedro Moura e não, não estou esquecido de ti, de forma alguma). Não particularizarei comentários sobre o balanço blogosférico, pelo que agradeço todos, como tacitamente sempre faço. Penso que não se sentem desmerecidos pelo facto de nao comentar os vossos comentários, mas deixem a vossa opinião sobre isso, porque que se a maioria resultar em pretender que responda como 90% dos blogues faz, (comentar comentários) terei isso em atenção.

Com algum tempo, mas não com muito, venho oferecer o prémio Lobinho. Como não me consegui decidir pelos dois que vêem acima que idealizei e fiz com carinho, ofereço ambos (podem apenas levar um, se acharem ser redundante, mas é como digo: acho os dois bonitinhos :)

Este prémio vai para todos os que me seguem incluindo aquela plêiade de gente que não me comenta mas lê. No entanto, nao posso deixar (aqui, sim) de particularizar aquelas pessoas (e não blogues) que por um motivo ou outro merecem o meu público e expresso apreço.
É apenas mais um selo, mais um prémio, mas é também nestes gestos simbólicos que deixamos muito de nós. (A propósito, Luis Ferreira, o teu selo do teu blogue Suor de Um Rosto está mesmo muito bom. Coloquei-o na devida altura no painel dos selos recebidos aí ao lado. Um dia destes posto-o, bem como mais alguns que recebi, tão bonito ele é).

O Prémio Lobinho (com a devida modéstia mas também com orgulho) vai para aqueles que fomentam o espírito de Amizade nas suas mais variadas formas, não esgotando o blogue em mero diário de actividades quotidianas, embora também falando de si. Vai para quem fala de si por fotografias e vídeos, pelas coisas do dia a dia, mas também pelas questões mais gerais que não tornam o blogue uterino, e estimulando pela amizade, rigor e sentido de justiça e seriedade, as suas opiniões, temas, desabafos, posts em branco, enfim, tudo aquilo que cada um entende colocar no blogue como parte de si e não como a marcação do ponto num blogue que criou.

Como sou muito dado ao riso, tanto quanto à reflexão e entrega, primazio também as pessoas que se mostram naturalmente simples, que não sentem necessidade de se afirmar por questiúnculas políticas ou sociais, embora dando o seu contributo sobre situações hodiernas enriquecendo, assim, a opinião que cada um tem, mas que se vai diluindo, cimentando ou esfumando à medida que lemos perspectivas alheias. E para que não fique uma coisa sensaborona, deixo algumas perguntas, como reactivação do que sempre propus: sermos nós mesmos com o sentido de nos unirmos ainda que desconhecidos, de derrubarmos fronteiras humanas, de contribuirmos para ABRAÇOS E BEIJOS INCONDICIONAIS, não como quem dá os inevitáveis parabéns porque o blogue faz um ano (so what?) ou porque alguém escreveu num post "hoje senti-me muito feliz porque comi um gelado de caramelo". Não. Refiro-me àquela empatia que se sente simples e natural em quem não coloca muitas defesas sobre si mesmo, a quem não abdicando daquilo que é, está receptivo a aprendizagens, às actualizações de si mesmo, como falo no balanço do blogue.

As defesas que o nosso inconsciente propõe, só devem ser tomadas muito a sério quando alguém rasga (ou tenta) o tecido humano do respeito e da dignidade. Aí eu sou o primeiro a actuar, mas não confundamos aquilo que pensamos como verdades absolutas, e muito menos legitimemos o que dizemos só porque existem persanlidades diferentes. Isso é uma falácia que dá jeito a quem não quer mudar. Cada um caracteriza-se não apenas pelo que é, mas pelo que aprende e muda naquilo que partilha. A menos que seja perfeito.

Desta forma, as perguntas que acompanham o Prémio Lobinho, repito, modesta mas orgulhosamente, e o prémio em si, são para os que tendem a ser naturais, sem complexos, para os que estimulam a Amizade e sabem perdoar e/ou pedir perdão. Para os que contribuem, como sempre digo, para uma web menos fria num resultado que depende de nós e não das tecnologias. E para os que premeiam a ternura, a meiguice, o sorriso simples e amigo (tudo isto tem a ver com o nome Lobinho) sendo simpáticos e amigos, preocupando-se com o bem estar pessoal e alheio.

As pessoas que particularizo no prémio, por motivos vários, e embora possa esquecer algumas tendo em conta que são muitas as que me honram mesmo na diferença, são:
Pedro Ferreira, Élio Filomena,X Bear, Khora, Ailime, Bruce, Rui (In-Provavel) Arco Íris,Gonçalo Duarte Reis, Ana Paiva, Pedro Moura, Tenessee, Gonçalo Cardoso, Luís Gonçalves Ferreira, Ailime, Susana (Terra de Encanto), Ana Serrano, Eli, Carochinha, Malu, Ana (Pelos Caminhos da Vida), Charlotte, R. (O gato do Castelo), Karlytus, Clips de Vidro, Natalia Augusto, Moonlight, Teresa Santos, JSP, Angelo no País das Maravilhas, Paulo (Intemporal), Graça Pereira, Pedro T. do Rosário, Divinus, Jobé, AnAndrade, Kotta, Norberto Marques, Multiolhares, Fatucha, Mocho Falante, Izzie, Rui (Templo do Amor), Arco Íris, Mafa_R, Maria Ribeiro, Carla Silva, Pena, O Universo em Palavras...
... e acreditem que faltaria nomear pelo menos outros tantos, mas os que de uma forma ou de outra tiveram por diferentes motivos maior impacto (ainda que actualmente eventualmente um ou outro possa não ter, mas trata-se do retrato de um ano), ou simplesmente gosto dos seus blogues, ficam estes particulamente nomeados, sem prejuízo para tantos que me comentam e tenho como amigos e farei todo o gosto em que também levem o selo.

Antes das perguntas gostaria de vos convidar a visitar alguns blogues muito pouco conhecidos. Faz parte integrante do prémio visitarem estes blogues:


Passem o prémio a pelo menos cinco pessoas que entendam reunir as várias características do mesmo, e respondam a estas perguntas numa forma saudável de conhecimento.

a) Tens medo de quê?
b) Tens algum guilty pleasure?
c) Farias alguma "loucura" por amor/amizade?
d) Qual o teu maior sonho? [Não vale responder Paz, Amor e Felicidade ;) ]
e)Nos momentos de tristeza, abatimento, isolas-te ou preferes colo? (Não vale brincar)
f) Entre uma pessoa extrovertida e outra introvertida, qual seria a escolha abstracta?
g) Sentes que te sentes bem na vida, ou há insatisfações para além do desejável?
h) Consideras-te mais crítico ou mais ponderado? (mesmo sabendo que há críticas ponderadas)
i) Julgas-te impulsivo, de fazer filmes, paciente ou... (define o que te julgas no geral)
j) Consegues desejar mal a alguém e eventualmente concretizar? (Responder com sinceridade)
k) Conténs-te publicamente em manifestações de afecto (abraçar, beijar, rir alto...).
l) Qual o lado mais acentuado? Orgulho ou teimosia?
m) Casamentos homossexuais e/ou direito à adopção?
n) O que te faz continuar com o blogue?
o) O número de visitas ou de comentários influencia o teu blogue?
p) Na tua blogosfera pessoal e ideal, como seria ela?
q) Deviam haver encontros de bloguistas? Caso sim em que moldes e caso não porquê?
r) Sabes brincar contigo mesmo e rir com quem brinca contigo? (Não vale responder com ironias)
s) Já agora, qual ou quais os teus principais defeitos?
t) E em que aspectos te elogiam e/ou achas ter potencialidades e mesmo orgulho nisso?
u) Entre uma televisão, um computador e um telemovel, o que escolherias?
v) Elogias ou guardas para ti?
w) Tens a humildade suficiente para pedir desculpa sem ser indirectamente?
x) Consideras-te, grosso modo, uma pessoa sensível ou pragmática?
y) Perdoas com facilidade?
z) Qual o teu maior pesadelo ou o que mais te preocupa?

Brincando, levem isto a sério. Continuo ocupado. Não estranhem continuar ausente uns temnpos dos vossos blogues. Mas estou atento :)
Com muita ternura e amizade de onde vem o nick Lobinho,
Lobinho :)