31.1.10

DIA MUNDIAL DOS LEPROSOS

Comemora-se hoje, dia 31 de Janeiro, o Dia Mundial dos Leprosos. A LEPRA ataca ainda hoje, mais de 11 milhões de pessoas em todo o mundo. Segundo as estatísticas da “Organização Mundial da Saúde” no ano 2007 foram registados 254.525 novos casos de lepra. No entanto em países desenvolvidos é quase inexistente. A OMS referencia 91 países afectados, sendo que a Índia, a Birmânia, o Nepal totalizam 70% dos casos. Na Europa existem ainda alguns focos da doença em países como Espanha, Itália, Grécia e Turquia.

Apesar de considerada erradicada, os casos de LEPRA duplicaram em Portugal em 2006, relativamente a 2005. Neste ano foram registados 16 novos casos ou seja tantos casos de lepra como os ocorridos entre 2002 e 2005. Estes dados oficiais divulgados pela Direcção-Geral de Saúde, confirmam uma tendência de aumento explicada pela imigração de pessoas oriundas de países onde a doença é endémica. Existem, à data 1400 doentes registados em Portugal (DGS). FElizmente na maior parte dos casos (como no OCidente) a nosso sistema imunitário combate-a, o que não invalida a sua existência, pelos dados que referencio atrás.

Deixo-vos com uma resposta de Madre Teresa de Calcutá e lembro Raoul Follereau, um grande combatente desta causa. Tenham um bom fim de semana.

"O senhor não daria banho a um leproso nem por um milhão de dólares?
Eu também não.
Só por amor se pode dar banho a um leproso".

(Madre Teresa)