2.4.20

DIA MUNDIAL DA CONSCIENCIALIZAÇÃO DO AUTISMO

O verdadeiro autismo (cujo dia mundial da consciencialização para este problema se celebra hoje), não é o distúrbio neurológico que compromete a interacção social, a comunicação e induz o comportamento restritivo e repetitivo. O verdadeiro autismo ,é quando nos agarramos a crenças mentais, onde, faltando autocrítica e humildade, passamos a tornar real aquilo que apenas achamos que é. Mas não só.
Ser autista é sempre que nos recusamos mudar, cometendo imperfeições e injustiças mas justificando-as, - sob pena de um dia o barco afundar -, queixando-nos recorrentemente porque é que fazemos tanto esforço a remar sem o barco sair do mesmo sítio.

Austismo, é quando nos achamos donos da razão, quando não calçamos os sapatos do outro, quando formulamos juízos higiénicos sobre realidades complexas que requerem maturidade e sensibilidade para as podermos entender. Austismo é achar que podemos prescindir do Outro, autismo é não amar e compartimentar-se na ilusão do ego. Autismo é não vermos a realidade como ela é, é preferir o conforto do suficiente ao desinstalar da excelência, o políticamente correcto à genuinidade do ser.
Há uma imagem onde uma pessoa tenta remar na direcção oposta ao de uma pedra que, com o seu peso, impede o barco de prosseguir. É uma boa imagem a chamar à colação, porque, autismo, é quando a pedra somos nós...