2.4.20

DIA DO LIVRO INFANTIL



Também hoje se comemora o dia do livro infantil. A "Fada Oriana" é o livro que mais retenho de quando criança (penso que o primeiro que li foi o "pequeno Polegarzinho")! Com a assinatura de Sophia de Mello Breyner, foi um livro que me tocou, tal como a série dos 15, e mais tarde Charles Dickens ou o impressivo e comovente conto de Oscar Wilde "O Príncipe Feliz"!
Num mundo cheio de estímulos avulsos e vazios, as crianças hoje não se envolvem emocionalmente com os brinquedos, e é por isso que querem sempre mais e metade vão para o lixo ou não ligam nenhuma: não houve essa apropriação afectiva que nós tínhamos dada a raridade de abundância que, neste caso, era uma bênção. 

Oxalá os pais soubessem educar os filhos na medida exacta do que devem ter, contemplando a tecnologia ou a televisão qb sem descurar a importância, a descoberta e o encanto dos livros, tão pedagógicos e apropriados às idades, desenvolvendo aptidões e estimulando a imaginação, a criatividade, a empatia e o sentido crítico, que nos jogos de vídeo e nas aplicações de telemóveis apenas sugerem artificialmente o desenvolvimento...