1.4.20

O DESTINO NÃO ESTÁ NOS ASTROS



Este podia ser o horóscopo do mês de Abril que hoje começa. Não são as estrelas e os planetas que afectam o nosso modo de vida, como diz a astrologia; são as nossas acções, as nossas palavras, as nossas atitudes e também a ausência delas, porque também se faz muito (para o bem e para o mal) mesmo não se fazendo nada.
Não são os astros que nos dedicam um mês fértil, propenso ao amor ou realização profissional; são os circunstancialismos que não dependem de nós, mas sobretudo as nossas acções e omissões, que dependem só do que decidimos (ou não) fazer. De resto, o silêncio não deve ser confundido com a inação. Há gestos que valem mais do que palavras e as atitudes valem sempre mais do que as intenções.
O mesmo com o karma. Não existe karma nenhum que não o pedaço que cada um de nós inevitavelmente carrega, fruto da própria condição humana. As estrelas não se conjugam a nosso favor nem contra. O karma são os outros e nós mesmos quando não temos lucidez bastante, humildade suficiente, inteligência que baste... O resto somos nós a arranjar desculpas... e a vida.