1.4.21

O UNIVERSO NÃO CONSPIRA: É O UNIVERSO, APENAS


Há uma imagem com os signos do zodíaco, e à frente de cada signo, diz. "Os planetas e as estrelas não influenciam em nada a sua vida".
 
Este podia ser o horóscopo do mês de Abril que hoje começa, mas não são as estrelas e os planetas que afectam o nosso modo de vida, como diz a astrologia; são as nossas acções, as nossas palavras, as nossas atitudes e também a ausência delas, porque também se faz muito (para o bem e para o mal) mesmo não se fazendo nada.

Outorgar às estrelas que vou ter uma semana dos diabos ou uma 5.feira feliz, é o mesmo que ir na rua e atribuir aos anónimos transeuntes a responsabilidade por eu ir numa direcção em vez de outra.
O mesmo com o karma. Não existe karma nenhum que não o pedaço que cada um de nós inevitavelmente carrega, fruto da própria condição humana. As estrelas não se conjugam a nosso favor nem contra. O karma são os outros e nós mesmos quando não temos lucidez bastante, humildade suficiente, inteligência que baste... O resto é a vida.
O Homem tem tanto de bom como de repugnante, mas é nos intervalos dos extremismos que somos e nos ajudamos, quando descobrimos que não temos de carregar destinos kármicos que nós mesmos construímos, sem nos apercebermos da dimensão autopunidora e desresponsabilizadora do nosso próprio destino...