1.6.21

DIA DA CRIANÇA

 


Ser alegre, não é estar necessariamente feliz, mas carregar com um sorriso libertador, aquilo que a vida não faz por nós.

Celebra-se hoje o dia da criança, e diz Bernard Shaw que "não deixamos de brincar porque envelhecemos; envelhecemos porque deixamos de brincar"...
Ora, da infância, nunca perdi a inocência (que não se deve confundir com ingenuidade) e, é sempre nos gestos da verticalidade humana, que não se compadece de cinismos nem omissões, que nos realizamos como Pessoas.
Só quem é interiormente livre, consegue ser ele mesmo, sem olhar ao politicamente correcto, ou às falsas simpatias para não estragar a aparência, nem se verga aos interesses ou imediatismos, e prossegue a caminhada solitária de ser ele mesmo, mas de poder dormir com a arma da transparência, antídoto para invejosos ou mal intencionados.
Quem mata a criança dentro de si, perdeu o encanto e a magia, e com eles a inocência, e rapidamente se instalam sorrisos amarelos e intenções aparentemente desinteressadas.
Se, como tão bem dizia Guerra Junqueiro,
"crescer é tomar-se adulto sem se adulterar", então quantos anões não há por aí...
Bom dia da Criança, porque vamos sempre a tempo de anular a ostentação, a soberba intelectual, a hipocrisia, a ideia de que sabemos tudo, substituindo tudo isto pela humildade e inocência, pela verdade e pelo amor, pela amizade e simplicidade, e, desta forma, sermos adultos sem nos adulterarmos...
🤍