9.1.22

DA PASSIVIDADE

 Tens de saber ler os sinais mesmo quando te parecem óbvios; pode ser uma defesa contra a fragilidade de um coração magoado, contra os sonhos que se perderam, contra as injustiças, contra a falta de saúde, contra a vergonha...


Somos demasiado perfeitos para as limitações da vida, e muitas vezes escondemos com outras máscaras o próprio sentir, e vais julgar que está tudo bem, mas os sinais precisam de ser descodificados no espelho da alma e não no vidro transparente da vida.

Precisas de saber ler os sinais para lá do que parece, porque quanto maior a fragilidade, maior a defesa!

Há testemunhos calados a cobrirem segredos que o outro não quer revelar. Se seguires em frente ignorando o que julgas não ser teu, és tão culpado como quem faz o mal, porque pactuas.

Pensarmos que não fazermos nada e que ficarmos no nosso canto é fazer bem, é esquecermo-nos que o nosso silêncio pode, afinal, ser mais grave do que muitas acções nefastas.

Entende o silêncio mesmo que o Outro se mostre ruído, e percebe então que nos caminhos longos da vida, muitos são os atalhos e cruzamentos onde se nos alonga o horizonte, e humanizamos a própria estrada pelos passos dados em marcas profundas que não cuidávamos existir...

Porque, queiramos ou não, todos estamos comprometidos, e não apenas quando nos calha a nós..