1.6.23

DIA DA CRIANÇA

 


Ser alegre, não é estar necessariamente feliz, mas carregar com um sorriso libertador, aquilo que a vida não faz por nós.

Celebra-se hoje o dia da criança, e diz Bernard Shaw que
"não deixamos de brincar
porque envelhecemos;
envelhecemos, porque
deixamos de brincar"...

Ora, da infância, não devemos perder a inocência (que não se deve confundir com ingenuidade) e, é sempre nos gestos da verticalidade humana, que não se compadece de cinismos nem omissões, que nos realizamos como Pessoas.

Escrevia eu ainda ontem sobre isso, acerca do poema de Walt Whitman, que marca o clássico "Clube dos Poetas Mortos", no seu "oh captain, my captain!" Quem mata a criança dentro de si, perdeu o encanto e a magia e, com eles a inocência, o sonho e o riso.

Valemos pelas nossas atitudes, não pelos títulos académicos ou quaisquer outras medalhas sociais. Precisamos de liberdade e maturidade para entender o essencial, e não nos importarmos com o socialmente correcto! É, por isso, que eu jamais poderia, mesmo sendo o dia da criança, colocar uma foto de baloiço!

Se, como tão bem dizia Guerra Junqueiro,"crescer é tomar-se adulto sem se adulterar", então quantos anões não há por aí...

Um feliz adulto dia da Criança...
🫶