7.10.22

DIA MUNDIAL DO SORRISO

 




Charles Dickens tem esta expressão fabulosa:

"ninguém pode achar
que falhou a sua missão neste mundo,
se aliviou o fardo
de outra pessoa."

E, por vezes, basta um sorriso, cujo dia mundial hoje se comemora, na primeira sexta feira de Outubro.
Um sorriso genuíno e simples, abraça, suaviza e comunga, e, é tão poderoso, que pode salvar vidas e, muitas vezes, substitui, com maior eficácia, as próprias palavras.
Precisamo-nos de lembrar, de que só valemos pelo que somos, pelo que damos imaterialmente, e não pelo que temos. É quando nos damos, que o viver acontece; não nos austeros semblantes em exageradas defesas de comunicação.
Quando coloco uma foto de perfil em que não esteja a sorrir, costumam dizer-me: "falta o sorriso".
E, é verdade, que ele me caracteriza sentidamente. Mas é necessário que as pessoas entendam que, por detrás de um sorriso, ainda que genuíno, não está necessariamente uma pessoa feliz, mas sim alguém que faz a sua parte.
Esperamos muito da vida, mas também ela espera muito de nós. Pessoas perfeitas não existem, e quem faz photoshop à alma, facilmente é traído pela sua própria artificialidade.
É com o sorriso que o coração canta a dor e a exorciza. Só é preciso não desesperar, não tomar a contingência pelo definitivo, não afiar o dente nem maldizer o mundo e, sentir que, muitas vezes, a paz está no silêncio que não fazemos, e no sorriso que não damos.
Colocar um ar austero, é uma fantasia que ilude o ego, mas não o Eu.
Existe uma vaidade ou auto negação encapotada, na afirmação do distanciamento interior. Os gestos e as palavras não correspondem ao que sentimos, mas ao que pensamos. É um blush social. Porque Sentir é outra coisa.
Mas se não entramos em contacto com as nossas emoções, não as escutamos nem tentamos perceber o que nos querem dizer, teremos também dificuldade em perceber o Outro, porque estamos a usar a ferramenta errada.
Não se chega a ninguém pelo pensamento. Apenas a capacidade de Sentir, nos consegue colocar "nos sapatos" do Outro. Chama-se Empatia. Só chegamos ao Outro por dentro, nunca pela matemática razão.
E, por vezes, um sorriso que fala, basta para soltar os cadeados da prisão em que o outro se encontra, e que, mesmo tendo a chave, não os consegue abrir, porque se a razão encarcera, só o sentir desbloqueia, bastando, muitas vezes, um estímulo externo, desde que tenhamos a humildade e a gratidão de o aceitar.
O sorriso é só outra forma de abraçar...